Cadeias Agropecuárias Sustentáveis

Em termos simples, o mundo precisa de mais alimento. Para apoiar a população mundial de quase 10 bilhões de pessoas em 2050, precisaremos aumentar a produção agropecuária global em 50% em relação a 2012. A maioria dos especialistas diz que este aumento virá do hemisfério sul, dada a sua vantagem competitiva em extensão de terras aráveis, condições climáticas e perspectivas de sustentabilidade. Além de prover segurança alimentar e nutricional, a agricultura também impulsiona o desenvolvimento: hoje, o negócio agropecuário – insumos, produção agropecuária, processamento e distribuição – representa mais de 20% do PIB global e fornece meios de subsistência para mais de 2. bilhões de pessoas em países de baixa e média renda.

Abordamos desafios como competitividade e produtividade no setor, impacto ambiental e externalidades socioambientais negativas dentro e fora da propriedade rural, diversificação e integração de sistemas produtivos, acesso e disponibilidade de alimentos, mecanismos e instrumentos de apoio a agricultores familiares, emissões de gases do efeito estufa, impactos das mudanças climáticas e escassez de recursos. Trabalhamos em estreita colaboração com governos, doadores, fundações, organizações da sociedade civil e empresas para desenhar e implementar programas holísticos que transformem a forma como os sistemas agropecuários funcionam.

Ajudamos os clientes a transformar os sistemas agropecuários em escala para aumentar a produtividade de modo sustentável, ampliar o acesso aos mercados e melhorar a renda dos agricultores familiares.

Nossa expertise

    • Análise da cadeia de valor e ambiente setorial para fornecer uma análise holística, do campo à mesa do consumidor , da produção agropecuária, incluindo cultivos e pecuária comerciais, e alimentos básicos diversificados de maneira a identificar novas oportunidades, incorporando os princípios da sustentabilidade em seus três pilares: econômico, social e ambiental.

    • Desenvolvimento de modelos de negócios e de entrada em mercados para consolidar cadeias de suprimento inclusivas, conectar compradores e vendedores de produtos agropecuários e permitir que os atores agrícolas ingressem em novos mercados, considerando as tendências de rastreabilidade da pegada de carbono e a qualidade nutricional e segurança dos alimentos.

    • Análise agro-financeira inovadora e inclusiva para aumentar o investimento público e privado em agricultores, cooperativas e agroindústrias e desenhar instrumentos financeiros que apoiem essas empresas.

    • Desenvolvimento de modelos de negócios baseados em tecnologia da informação e comunicações para estender serviços financeiros, mercadológicos e empresariais digitais a agricultores, pecuaristas e processadores remotos e para facilitar a comunicação dentro e entre cadeias de valor agropecuárias e destas com os agentes de mercado.

    • Monitoramento e avaliação de políticas públicas, programas e fundos que apoiem a agropecuária para assegurar que medidas e projetos em andamento e futuros tenham impacto sobre todos ao longo da cadeia de suprimentos, de forma sustentável e equitativa.